quinta, 30 Mar. 2017
 
 

Gabinente Disciplinar

GABINETE DISCIPLINAR

O Gabinete Disciplinar que se encontra referenciado no Projeto Educativo do Agrupamento como um dos intervenientes na área de melhoria 2: Cidadania consciente e interventiva; Disciplina /Indisciplina, constitui-se como um recurso educativo assumindo atuações diferenciadas.

Assim, pode considerar-se um instrumento auxiliar na prevenção de comportamentos menos adequados ou genericamente considerados de indisciplina, embora lhe caiba também o papel de aplicação de medidas corretivas ao aluno, quando os deveres constantes no Regulamento Interno ou no EAEE são infringidos.
Em anexo encontra-se o horário do seu funcionamento e dos docentes que aí permanecem na sua vertente de receber os alunos a quem foi aplicada a medida corretiva de “Saída da sala de aula”, cumpridos os procedimentos instituídos.
Na sua vertente de ligação às restantes estruturas da escola, destaca-se a colaboração com o GAAF (alunos que podem ser encaminhados para aqui, sempre que os seus comportamentos de incumprimento são reiterados e ou se verifica que os mesmos podem configurar situações de acompanhamento mais específicas) e também com os diretores de turma. São sempre comunicadas pessoalmente e no mais curto espaço de tempo possível, todas as ocorrências verificadas semanalmente no GD, bem como todas as situações que a coordenadora do GD considera relevantes, para além dos contactos no âmbito do Projeto Mentorado que à frente será referenciado.
O Projeto Mentorado, em funcionamento desde o ano letivo transato, incluiu 12 alunos de 11º e 12º anos que fizeram a sua formação em competências sociais na escola, e, cujo objetivo principal é acompanharem os colegas mais novos, principalmente de 5º, 6º e 7ºanos que revelaram mais dificuldades de integração na turma ou na escola, na transição de ciclos. Em certas situações parece mais eficaz um acompanhamento/diálogo com os pares mais velhos do que com professores e ou diretores de turma. A ligação do Gabinete aos diretores de turma faz-se diretamente solicitando que sejam indicados os alunos que o respetivo conselho de turma ache pertinente integrar neste projeto. Encontram-se envolvidos no projeto alunos já indicados no ano letivo anterior, bem como outros já indicados após as reuniões intercalares do primeiro período ou das reuniões finais de avaliação do primeiro período. Periodicamente realizam-se reuniões entre a coordenadora do GD e os alunos colaboradores do projeto bem como outros contactos informais sempre que necessário.
Sendo o GD um recurso educativo devidamente enquadrado, quer no Projeto Educativo, quer no Regulamento Interno, poderão ser os referidos documentos aqui consultados.
http://aemc.ccems.pt/documentos-estruturantes e http://aemc.ccems.pt/documentos-estruturantes

A coordenadora do Gabinete Disciplinar

Maria do Rosário Travassos Carvalho Pimentel, professora do QA , pertencente ao grupo de recrutamento 220.
Contacto:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte aqui o Horário do Gabinete Disciplinar