quarta, 17 Jan. 2018
 
 

Gabinente Disciplinar

GABINETE DISCIPLINAR

O GABINETE DE INTERVENÇÃO DISCIPLINAR -GID, que se encontra referenciado no Projeto Educativo do Agrupamento como um dos intervenientes na área de melhoria 2: Cidadania consciente e interventiva; Disciplina /Indisciplina, constitui-se como um recurso educativo assumindo atuações diferenciadas.

Assim, pode considerar-se um instrumento auxiliar na prevenção de comportamentos menos adequados ou genericamente considerados de indisciplina, embora lhe caiba também o papel de aplicação de medidas corretivas ao aluno, quando os deveres constantes no Regulamento Interno ou no EAEE são infringidos.
Em anexo encontra-se o horário do seu funcionamento e dos docentes que aí permanecem na sua vertente de receber os alunos a quem foi aplicada a medida corretiva de “Saída da sala de aula”, cumpridos os procedimentos instituídos.  .
Na sua vertente de ligação às restantes estruturas da escola, destaca-se a colaboração com o GAAF (alunos que podem ser encaminhados para aquela estrutura, sempre que os seus comportamentos de incumprimento são reiterados e ou se verifica que os mesmos podem configurar situações de acompanhamento mais específicas) e também com os diretores de turma. São sempre comunicadas pessoalmente e no mais curto espaço de tempo possível, todas as ocorrências verificadas semanalmente no GD, bem como todas as situações que a coordenadora do GD considera relevantes.

No âmbito da prevenção da indisciplina ou de comportamentos a ela associados , destaca - se o PROJETO MENTORADO que vai funcionar pelo quarto ano consecutivo e que visa acompanhar os alunos mais novos nomeadamente de 5ºe 6ºANOS , que demonstram dificuldades de integração na escola , turma ou transição de ciclos, revelando -se    mais facil e eficaz   contactar colegas mais velhos , mas seus pares , do que professores ou mesmo o próprio diretor de turma.

A indicação é feita pelos diretores de turma após as primeiras reuniões intercalares do 1ºperiodo ou do final do mesmo.     
Sendo o GD um recurso educativo devidamente enquadrado, quer no Projeto Educativo, quer no Regulamento Interno, poderão ser os referidos documentos aqui consultados.
http://aemc.ccems.pt/documentos-estruturantes e http://aemc.ccems.pt/documentos-estruturantes

A coordenadora do GID :Maria do Rosário Travassos Carvalho Pimentel , professora do QD , do grupo 220