terça, 21 Ago. 2018
 
 

PROJETOS EUROPEUS

PROJETO COMENIUS TERMINA EM ST. ÉTINNE, FRANÇA

2

O Projeto European Digital Stories terminou em França ao fim de 2 anos de trabalho que envolveu nove países (Espanha, Turquia, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, Roménia, Polónia e França) e cerca de 150 alunos. O Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo fez-se representar por 2 professores e 3 alunas do Curso Profissional de Animação Sócio Cultural neste último encontro que teve como atividade principal uma flash mob, que integrou o programa da semana europeia em St. Étienne. Para além disso, o programa teve outros pontos de interesse como uma visita à cidade de Lyon, um piquenique, visitas culturais a museus e ao Castelo de Essaloi bem como uma receção na Câmara Municipal de St. Étienne pelo seu Maire. Neste meeting o grupo elaborou a parte conjunta do relatório final do projeto que incidiu no desenvolvimento de competências digitais através da realização de atividades práticas diversificadas.

1O trabalho realizado ao longo destes 2 anos contribuiu de forma inequívoca para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e culturais tanto de alunos como de professores de todos os países parceiros. O projeto terminou, mas os laços de amizade estabelecidos são uma realidade que perdurará no tempo, porque esta foi apenas uma versão inacabada de uma parceria de cidadãos europeus.

POR UMA TROIKA DE VALORES

Uma delegação de três alunos e de dois professores da EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, Senhor da Serra, participou num intercâmbio internacional de alunos em Istambul, Turquia, entre os dias 15 e 21 de fevereiro. Esta atividade enquadra-se no projeto Erasmus+, "Family, Community and School: the troika of my values", financiado pela União Europeia, e coordenado por aquela instituição do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Ao longo de uma semana, os alunos apresentaram as suas escolas, uma figura da história do país e um escritor. Sob a égide dos valores, foi possível aprender um pouco da cultura turca, começando nas famílias que acolheram os alunos parceiros, passando pelas visitas culturais, nomeadamente a Catedral de Santa Sofia e o Sultanhamet na parte europeia de Istambul, e pelos diversos workshops dos quais se destaca a aprendizagem de arte Ebru.
No final da semana, os alunos foram unânimes em considerar que saíram de Istambul com uma imagem positivamente muito diferente da que tinham antes. Ao nosso país apenas chegam relatos de violência junto da fronteira com a Síria e do Iraque mas, num país com 783 562 km² e quase 75 milhões de habitantes (16 milhões dos quais na antiga Constantinopla), a grande maioria do território revela-se pacífico, acolhedor e caloroso. Istambul sob um manto de neve é uma imagem inolvidável que permanecerá na mente dos alunos junto das experiências mais fascinantes já vivenciadas.

Continuar... POR UMA TROIKA DE VALORES

MIRANDA ABRAÇA A EUROPA

800 alunos da Escola José Falcão deram as boas vindas às comitivas da Turquia, Itália, França, Polónia, Grécia, Roménia e Noruega, no âmbito Projeto Comenius subordinado ao tema: "European Digital Stories".
Este que é o 6º encontro realiza-se em Portugal, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, entre os dias 27 e 31 de outubro e privilegia as histórias tradicionais dos vários países divulgadas através das tecnologia digitais.
O programa inclui, para além de diversos workshops para professores e alunos relacionados com mensagens digitais, eventos culturais e visitas a locais turísticos de Miranda do Corvo e da cidade de Coimbra.
Estão previstas visitas ao Gondramaz, Parque Biológico da Quinta da Paiva, Santuário do Divino Senhor da Serra e Mosteiro de Semide, Universidade de Coimbra, Sé Velha e Portugal dos Pequenitos são alguns dos locais emblemáticos a visitar pelas delegações estrangeiras compostas por 29 elementos para além da degustação da comida tradicional e do incontornável fado de Coimbra.

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=Tot_gUaGokg|510|287|{/youtube}

A receção a este grupo de parceiros europeus teve lugar no dia 28 de outubro, pelas 9.30, na Escola José Falcão em Miranda do Corvo, tendo contado com a magnífica colaboração dos alunos do curso técnico de Animação Sociocultural e do curso técnico de turismo para além de muitos professores e funcionários que acolheram calorosamente os visitantes.
"Trata-se de mais um momento marcante para a vida da nossa comunidade educativa, constituindo-se a partilha de experiências, a multiculturalidade, a tolerância e a fraternidade como expoentes da construção de uma Europa que solidariamente queremos continuar empenhadamente a construir."

PROJETO IRISES LEVA COMITIVA DO AEMC A ITÁLIA

Dez crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo participaram no primeiro encontro do projecto IRISES (International Roma Integration through Stakeholders Exchange of Successful Practices), o qual decorreu em Borgaro, Itália, entre os dias 11 e 15 de Fevereiro. A acompanhá-los estiveram duas docentes do Agrupamento e dois técnicos da Cáritas Diocesana de Coimbra e da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo.

Foto familia Irises

Continuar... PROJETO IRISES LEVA COMITIVA DO AEMC A ITÁLIA

PROJETO LEGOCIE TERMINOU EM ATENAS, GRÉCIA

Legofinal

A última mobilidade do Projeto Grundtvig, Legocie, realizou-se em Atenas, Grécia entre 11 e 16 de junho. O Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo esteve representado pelos professores Cristina Costa, Júlia Teixeira e José Manuel Simões num meeting que teve a participação de todos os parceiros: Reino Unido, Irlanda, Itália, Lituânia, Roménia, Turquia, Chipre, Eslováquia, Portugal e Grécia. Esta reunião teve como principal objectivo a elaboração do relatório final a apresentar à Agência Nacional e a discussão de estratégias de disseminação para além do projecto, das se destaca o website www.legocie.eu.
Algumas visitas culturais e momentos de socialização foram realizados no âmbito deste projecto que deixa um legado de receitas saudáveis típicas de cada um dos países participantes e que podem ser consultadas no site do projecto, bem como outros materiais produzidos ao longo dos dois anos de duração do projecto.