quarta, 23 maio 2018
 
 

POR UMA TROIKA DE VALORES

Uma delegação de três alunos e de dois professores da EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, Senhor da Serra, participou num intercâmbio internacional de alunos em Istambul, Turquia, entre os dias 15 e 21 de fevereiro. Esta atividade enquadra-se no projeto Erasmus+, "Family, Community and School: the troika of my values", financiado pela União Europeia, e coordenado por aquela instituição do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Ao longo de uma semana, os alunos apresentaram as suas escolas, uma figura da história do país e um escritor. Sob a égide dos valores, foi possível aprender um pouco da cultura turca, começando nas famílias que acolheram os alunos parceiros, passando pelas visitas culturais, nomeadamente a Catedral de Santa Sofia e o Sultanhamet na parte europeia de Istambul, e pelos diversos workshops dos quais se destaca a aprendizagem de arte Ebru.
No final da semana, os alunos foram unânimes em considerar que saíram de Istambul com uma imagem positivamente muito diferente da que tinham antes. Ao nosso país apenas chegam relatos de violência junto da fronteira com a Síria e do Iraque mas, num país com 783 562 km² e quase 75 milhões de habitantes (16 milhões dos quais na antiga Constantinopla), a grande maioria do território revela-se pacífico, acolhedor e caloroso. Istambul sob um manto de neve é uma imagem inolvidável que permanecerá na mente dos alunos junto das experiências mais fascinantes já vivenciadas.

Nas próximas semanas, os parceiros começam os preparativos para a elaboração de um questionário sobre transmissão de valores na família, o primeiro dos três pilares da formação pessoal, tal como é visível no logotipo do projeto que foi escolhido numa das atividades de Istambul. De 9 a 13 de março, dois professores de cada escola parceira dos sete países envolvidos, participarão numa formação de curta duração na EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, orientada pela Professora Doutora Cristina Vieira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e apoiada pelo Centro de Formação de Professores Nova-Ágora. Ao longo daqueles dias, os professores irão definir as linhas definitivas do questionário cruzado a aplicar a alunos e a pais, bem como aprender a analisar estatisticamente os resultados, recorrendo ao programa informático SPSS. Deste estudo está prevista a elaboração de um artigo científico que pretende analisar a forma como os valores são transmitidos na família, na escola e na comunidade.