terça, 21 Ago. 2018
 
 

PROJETO IRISES LEVA COMITIVA DO AEMC A ITÁLIA

Dez crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo participaram no primeiro encontro do projecto IRISES (International Roma Integration through Stakeholders Exchange of Successful Practices), o qual decorreu em Borgaro, Itália, entre os dias 11 e 15 de Fevereiro. A acompanhá-los estiveram duas docentes do Agrupamento e dois técnicos da Cáritas Diocesana de Coimbra e da Casa do Gaiato de Miranda do Corvo.

Foto familia Irises

Durante 5 dias os nossos jovens tiveram a oportunidade de conviver com outras crianças e jovens dos países parceiros, tendo entusiasticamente participado em actividades com psicólogos bem como em atividades desportivas. Esta mobilidade incluiu ainda uma visita cultural à cidade de Turim.
O Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo surge como parceiro neste projecto, trabalhando com jovens a residir no Lar de Jovens de Santa Maria de Semide (Cáritas Diocesana de Coimbra), na Casa do Gaiato e no Lar de Infância e Juventude Fraternidade (Fundação ADFP). Apresenta como objectivos proteger os direitos das crianças Roma e não-Roma, a viver em lares de jovens, centros de acolhimento ou ainda em centros de detenção. O projecto pretende contribuir para a troca de experiências e boas práticas entre os diferentes parceiros e desenvolver-se-á ao longo de dois anos, pretendendo envolver profissionais a trabalhar com as crianças ou jovens, entre os 10 e os 18 anos de idade. As actividades a desenvolver têm como objectivo promover a cidadania europeia, a não-discriminação e a tolerância através do desporto, das artes e dos jogos, procurando, para isso, envolver a comunidade local.

Delegacao AEMC
A desenvolver ao longo de dois anos, é financiado pela Comissão Europeia, sendo coordenado pelo UISP Comitee of Ciriè Settimo Chivasso (Itália), em cooperação com outras cinco organizações ou instituições, nomeadamente, a Courage Foundation (Bulgária), Association Sport for All Suceava (Roménia), Former State Fostered Children’s Association (Hungria), The Child Centre (Eslováquia), Freedom Gate Greece (Grécia) e Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo (Portugal).