quarta, 19 Set. 2018
 
 

YES - Europeus discutem em Miranda do Corvo - “Turismo e Desenvolvimento”

Foi grande o entusiasmo que mais de meia centena de alunos e professores colocaram na 3º Mobilidade Partilhada do projeto europeu YES, Young, European and Skilled. Provenientes da Alemanha-Coesfeld, Eslováquia-Namestovo, França-Saint Amand Montrond e Inglaterra-Stockton on Tees, para além de Portugal, envolveu 38 alunos e 24 professores, de 16 a 20 de outubro, tendo o Agrupamento de Escolas de Miranda do corvo como anfitrião.
Sendo o turismo o tema aglutinador, o grupo desenvolveu ao longo da semana diversas atividades, merecendo particular destaque a Conferência subordinada ao tema: “Turismo e Património: caminho para o desenvolvimento”, a qual teve como orador convidado o Professor Doutor Norberto Santos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o qual desenvolveu o tema “Turismo e Desenvolvimento Territorial”. Já a Dra. Fátima Ramos, Deputada da Assembleia da República desenvolveu aspetos do “Crescimento Local e Turismo”. Os alunos do Curso de Turismo, 12º ano, desenvolveram o tema: “Viajando pelo Património da Unesco em Portugal”. Já assuntos relacionados com Turismo e Desporto foram abordados pelos alunos do Curso de Desporto, 12º ano.
As múltiplas atividades realizadas pelos alunos e professores ao longo da semana permitiram confirmar as aprendizagens adquiridas, mostrando uma perspetiva mais real das potencialidades da nossa região.
A semana terminou com um jantar partilhado com as famílias dos alunos que acolheram os alunos dos vários países, professores e alunos, tendo a gastronomia Mirandense estado bem representada, designadamente pela chanfana, a qual foi muito apreciada pelos estrangeiros.
O serão terminou com um momento musical em que os fados de Coimbra fizeram rolar algumas lágrimas, finalizando com a cerimónia de entrega de certificados e lembranças a todos os participantes.
Cumpre efetuar um agradecimento às famílias que acolheram alunos estrangeiros, as quais mostraram de forma inequívoca a arte de bem receber, o espírito acolhedor que nos caracteriza, aspetos que foram profusamente enaltecidos pelos jovens forasteiros.
Os nossos alunos foram simplesmente extraordinários! Empenhados, responsáveis, competentes e amigos, fizeram com que cada dia fosse um hino à cultura, às novas aprendizagens, à multiculturalidade, à tolerância, à paz e ao conhecimento. Estamos orgulhosos de vós! Bravo malta!