quarta, 23 Out. 2019
 
 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO INTEGRA PROJETO EUROPEU DE VOLUNTARIADO

VOLEurope – We Volunteer for Europe

greek01Uma comitiva do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, composta por 4 professoras e 5 alunos do ensino secundário esteve presente em Salónica, Grécia entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no âmbito do projeto VOLEurope – We Volunteer for Europe, financiado pelo programa comunitário Erasmus+. Estes alunos fazem parte do Clube de Voluntariado do AEMC, criado na linha deste projeto.

Esta mobilidade contou ainda com a presença de escolas da Grécia, Itália, Polónia, Turquia e Roménia, tendo-se como tal, partilhado experiências inovadoras. Assim, os professores lecionaram aulas onde o Voluntariado e os Valores Olímpicos e Paralímpicos foram o foco central, promoveram-se vários workshops, no âmbito da expressão plástica e culinária e realizaram-se visitas a museus e outros locais emblemáticos da cidade e cultura grega.

greek02

O auge das atividades consistiu na realização de uma flash mob na praça principal da cidade onde centenas de alunos, professores e transeuntes se reuniram, chamando-se a atenção para a importância do voluntariado e dos valores a ele associados. Este evento teve a cobertura da televisão grega, tendo-lhe sido dado grande destaque.

A iniciativa incluiu também reuniões de trabalho e de cooperação e observação de aulas, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um sistema educativo diferente. Realizaram-se ainda visitas a ONGs locais que contam com o trabalho de voluntários, nomeadamente os que desenvolvem um trabalho essencial na proteção de crianças desprotegidas.

greek03

As atividades foram prespetivadas para atingir os objetivos do projeto, nomeadamente liderança e empreendedorismo, competências em TIC, ecologia e o desenvolvimento de competências linguísticas e de cultura / identidade europeia.

Esta foi uma oportunidade única para os alunos fazerem novos amigos, criando laços de amizade e solidariedade, não só entre eles mas também com as famílias que os acolheram e lhes proporcionaram um bom ambiente familiar.

greek04

Este é um projeto baseado no desenvolvimento de uma cidadania ativa, através do envolvimento da comunidade, incentivando os alunos a compreender as alterações na união europeia. Pretende-se, ainda, desenvolver o voluntariado entre os estudantes europeus e criar um sentimento comum de cidadania europeia, baseada na compreensão e tolerância perante diferentes culturas, povos e religiões.