quarta, 23 Out. 2019
 
 

VOLEurope – We Volunteer for Europe

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo inicia projeto europeu

volunteer

O Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo viu aprovado o projeto VOLEurope – We Volunteer for Europe, financiado pelo programa comunitário Erasmus+, e que conta com a parceria de escolas da Grécia, Itália, Polónia, Turquia e Roménia.

As atividades preparatórias do projeto, que se prolonga até julho de 2017, decorreram entre 7 e 11 dezembro em Craiova, Roménia e incluíram um seminário intitulado "Voluntariado - como prevenir o abandono escolar precoce" e sessões de partilha de experiências inovadoras, nomeadamente no âmbito do empreendedorismo social. Estas ações tiveram como alvo 12 professores das escolas parceiras que irão agora disseminar o projeto. Em cada uma das escolas irá ser criado, entre outros, um clube de voluntariado que incluirá iniciativas de diferentes âmbitos e, de entre os seus membros mais ativos, irão ser selecionados doze alunos que participarão nos intercâmbios com os países parceiros.

Nesta primeira reunião do projeto, realizaram-se várias atividades e reuniões com membros de ONGs locais que promovem o voluntariado como uma forma de evitar o abandono escolar de jovens, visitas temáticas a associações resultantes de voluntariado, tais como a biblioteca Theodore County, Museu de Arte e Museu de História. As atividades foram projetadas para atingir os objetivos do projeto, nomeadamente liderança e empreendedorismo, competências em TIC, ecologia e o desenvolvimento de competências linguísticas e de cultura / identidade europeia.

Este é um projeto baseado no desenvolvimento de uma cidadania ativa, através do envolvimento da comunidade, incentivando os alunos a compreender as alterações na união europeia. Pretende-se ainda desenvolver o voluntariado entre os estudantes europeus e criar um sentimento comum de cidadania europeia, baseada na compreensão e tolerância perante diferentes culturas, povos e religiões.