quarta, 14 Nov. 2018
 
 

PROJETOS EUROPEUS

ENTREGA DE PRÉMIOS EUROPEUS ETWINNING

Entre os dias 25 e 27 de outubro, cerca de 650 professores europeus estiveram reunidos em Varsóvia, Polónia, para participarem na conferência Anual eTwinning, que teve como tema "eTwinning and our heritage: where the past meets the future". O ponto alto foi a entrega dos prémios europeus eTwinning, aos professores dinamizadores dos projetos que se destacaram pela sua qualidade, inovação, colaboração e integração curricular, na qual este representado o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, pelo professor Luís Gonçalves, que conquistou um prémio com o projeto "Take Care of Me - Take Care of You", na categoria 3-11 anos.

capa

SELOAinda antes da Gala, foram anunciados os Selos Europeus de Qualidade 2018 e, uma vez mais, o referido Agrupamento conquistou mais um Selo com o Projeto "All Differently Equal - All Equally Different", sobre o respeito pela diversidade, dinamizado pelo mesmo docente na Escola Ferrer Correia, com alunos do 5° e do 6° Ano. Este selo permite à escola uma nova candidatura aos prémios europeus eTwinning 2019.

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo ganha selo de Escola eTwinning

etwinningO Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo foi uma das 1. 211 escolas às quais foi atribuído o selo de Escola eTwinning para o ano letivo 2018-2019. De acordo com o comunicado, “trata-se de um prémio muito importante alcançado pela equipa eTwinning do vosso Agrupamento e um exemplo para todas as escolas da comunidade eTwinning”. As escolas premiadas são pioneiras e reconhecidas como líderes nas seguintes áreas: prática digital, prática esafety, abordagens pedagógicas inovadoras e criativas, promoção do desenvolvimento profissional do seu staff, promoção de práticas de aprendizagem colaborativa entre staff e alunos
O anúncio oficial foi feito esta semana no Portal eTwinning.net e na página do Facebook Erasmus+
Este prémio aumenta ainda mais a responsabilidade do AEMC no que diz respeito à promoção do diálogo intercultural com os nossos parceiros europeus e contribuir, desta forma, para o desenvolvimento de competências fundamentais nos professores e alunos.

PROJETO “Eating for Life”: PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO NUM ENCONTRO REALIZADO EM MALTA.

No âmbito do Projeto Erasmus + Eating for life, um grupo de 5 alunos e 2 professores participaram em diversas atividades, entre 26 de março e 1 de abril, em Malta.
Estiveram presentes grupos de trabalho de diversas nacionalidades: Malta, Itália, Polónia, Turquia, Noruega, Inglaterra e Portugal.

front malta

Com vista à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, nomeadamente junto dos mais jovens, realizaram-se worshops, partilha de experiências e perspetivas dos diferentes países, sobre os seus hábitos alimentares.
Através desta experiência os jovens tomaram, ainda, consciência do valor da amizade, da importância da união dos jovens para as mudanças de mentalidade, e consequentemente, para um futuro mais saudável e sustentável.

YES - Europeus discutem em Miranda do Corvo - “Turismo e Desenvolvimento”

Foi grande o entusiasmo que mais de meia centena de alunos e professores colocaram na 3º Mobilidade Partilhada do projeto europeu YES, Young, European and Skilled. Provenientes da Alemanha-Coesfeld, Eslováquia-Namestovo, França-Saint Amand Montrond e Inglaterra-Stockton on Tees, para além de Portugal, envolveu 38 alunos e 24 professores, de 16 a 20 de outubro, tendo o Agrupamento de Escolas de Miranda do corvo como anfitrião.
Sendo o turismo o tema aglutinador, o grupo desenvolveu ao longo da semana diversas atividades, merecendo particular destaque a Conferência subordinada ao tema: “Turismo e Património: caminho para o desenvolvimento”, a qual teve como orador convidado o Professor Doutor Norberto Santos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o qual desenvolveu o tema “Turismo e Desenvolvimento Territorial”. Já a Dra. Fátima Ramos, Deputada da Assembleia da República desenvolveu aspetos do “Crescimento Local e Turismo”. Os alunos do Curso de Turismo, 12º ano, desenvolveram o tema: “Viajando pelo Património da Unesco em Portugal”. Já assuntos relacionados com Turismo e Desporto foram abordados pelos alunos do Curso de Desporto, 12º ano.
As múltiplas atividades realizadas pelos alunos e professores ao longo da semana permitiram confirmar as aprendizagens adquiridas, mostrando uma perspetiva mais real das potencialidades da nossa região.
A semana terminou com um jantar partilhado com as famílias dos alunos que acolheram os alunos dos vários países, professores e alunos, tendo a gastronomia Mirandense estado bem representada, designadamente pela chanfana, a qual foi muito apreciada pelos estrangeiros.
O serão terminou com um momento musical em que os fados de Coimbra fizeram rolar algumas lágrimas, finalizando com a cerimónia de entrega de certificados e lembranças a todos os participantes.
Cumpre efetuar um agradecimento às famílias que acolheram alunos estrangeiros, as quais mostraram de forma inequívoca a arte de bem receber, o espírito acolhedor que nos caracteriza, aspetos que foram profusamente enaltecidos pelos jovens forasteiros.
Os nossos alunos foram simplesmente extraordinários! Empenhados, responsáveis, competentes e amigos, fizeram com que cada dia fosse um hino à cultura, às novas aprendizagens, à multiculturalidade, à tolerância, à paz e ao conhecimento. Estamos orgulhosos de vós! Bravo malta!

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO INTEGRA PROJETO EUROPEU DE VOLUNTARIADO

VOLEurope – We Volunteer for Europe

greek01Uma comitiva do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, composta por 4 professoras e 5 alunos do ensino secundário esteve presente em Salónica, Grécia entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no âmbito do projeto VOLEurope – We Volunteer for Europe, financiado pelo programa comunitário Erasmus+. Estes alunos fazem parte do Clube de Voluntariado do AEMC, criado na linha deste projeto.

Esta mobilidade contou ainda com a presença de escolas da Grécia, Itália, Polónia, Turquia e Roménia, tendo-se como tal, partilhado experiências inovadoras. Assim, os professores lecionaram aulas onde o Voluntariado e os Valores Olímpicos e Paralímpicos foram o foco central, promoveram-se vários workshops, no âmbito da expressão plástica e culinária e realizaram-se visitas a museus e outros locais emblemáticos da cidade e cultura grega.

greek02

O auge das atividades consistiu na realização de uma flash mob na praça principal da cidade onde centenas de alunos, professores e transeuntes se reuniram, chamando-se a atenção para a importância do voluntariado e dos valores a ele associados. Este evento teve a cobertura da televisão grega, tendo-lhe sido dado grande destaque.

A iniciativa incluiu também reuniões de trabalho e de cooperação e observação de aulas, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um sistema educativo diferente. Realizaram-se ainda visitas a ONGs locais que contam com o trabalho de voluntários, nomeadamente os que desenvolvem um trabalho essencial na proteção de crianças desprotegidas.

greek03

As atividades foram prespetivadas para atingir os objetivos do projeto, nomeadamente liderança e empreendedorismo, competências em TIC, ecologia e o desenvolvimento de competências linguísticas e de cultura / identidade europeia.

Esta foi uma oportunidade única para os alunos fazerem novos amigos, criando laços de amizade e solidariedade, não só entre eles mas também com as famílias que os acolheram e lhes proporcionaram um bom ambiente familiar.

greek04

Este é um projeto baseado no desenvolvimento de uma cidadania ativa, através do envolvimento da comunidade, incentivando os alunos a compreender as alterações na união europeia. Pretende-se, ainda, desenvolver o voluntariado entre os estudantes europeus e criar um sentimento comum de cidadania europeia, baseada na compreensão e tolerância perante diferentes culturas, povos e religiões.