sábado, 24 Jun. 2017
 
 

PROJETOS EUROPEUS

PROJETO “Eating for Life”: PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO NUM ENCONTRO REALIZADO EM MALTA.

No âmbito do Projeto Erasmus + Eating for life, um grupo de 5 alunos e 2 professores participaram em diversas atividades, entre 26 de março e 1 de abril, em Malta.
Estiveram presentes grupos de trabalho de diversas nacionalidades: Malta, Itália, Polónia, Turquia, Noruega, Inglaterra e Portugal.

front malta

Com vista à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, nomeadamente junto dos mais jovens, realizaram-se worshops, partilha de experiências e perspetivas dos diferentes países, sobre os seus hábitos alimentares.
Através desta experiência os jovens tomaram, ainda, consciência do valor da amizade, da importância da união dos jovens para as mudanças de mentalidade, e consequentemente, para um futuro mais saudável e sustentável.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO INTEGRA PROJETO EUROPEU DE VOLUNTARIADO

VOLEurope – We Volunteer for Europe

greek01Uma comitiva do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, composta por 4 professoras e 5 alunos do ensino secundário esteve presente em Salónica, Grécia entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no âmbito do projeto VOLEurope – We Volunteer for Europe, financiado pelo programa comunitário Erasmus+. Estes alunos fazem parte do Clube de Voluntariado do AEMC, criado na linha deste projeto.

Esta mobilidade contou ainda com a presença de escolas da Grécia, Itália, Polónia, Turquia e Roménia, tendo-se como tal, partilhado experiências inovadoras. Assim, os professores lecionaram aulas onde o Voluntariado e os Valores Olímpicos e Paralímpicos foram o foco central, promoveram-se vários workshops, no âmbito da expressão plástica e culinária e realizaram-se visitas a museus e outros locais emblemáticos da cidade e cultura grega.

greek02

O auge das atividades consistiu na realização de uma flash mob na praça principal da cidade onde centenas de alunos, professores e transeuntes se reuniram, chamando-se a atenção para a importância do voluntariado e dos valores a ele associados. Este evento teve a cobertura da televisão grega, tendo-lhe sido dado grande destaque.

A iniciativa incluiu também reuniões de trabalho e de cooperação e observação de aulas, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um sistema educativo diferente. Realizaram-se ainda visitas a ONGs locais que contam com o trabalho de voluntários, nomeadamente os que desenvolvem um trabalho essencial na proteção de crianças desprotegidas.

greek03

As atividades foram prespetivadas para atingir os objetivos do projeto, nomeadamente liderança e empreendedorismo, competências em TIC, ecologia e o desenvolvimento de competências linguísticas e de cultura / identidade europeia.

Esta foi uma oportunidade única para os alunos fazerem novos amigos, criando laços de amizade e solidariedade, não só entre eles mas também com as famílias que os acolheram e lhes proporcionaram um bom ambiente familiar.

greek04

Este é um projeto baseado no desenvolvimento de uma cidadania ativa, através do envolvimento da comunidade, incentivando os alunos a compreender as alterações na união europeia. Pretende-se, ainda, desenvolver o voluntariado entre os estudantes europeus e criar um sentimento comum de cidadania europeia, baseada na compreensão e tolerância perante diferentes culturas, povos e religiões.

PROJETO COMENIUS TERMINA EM ST. ÉTINNE, FRANÇA

2

O Projeto European Digital Stories terminou em França ao fim de 2 anos de trabalho que envolveu nove países (Espanha, Turquia, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, Roménia, Polónia e França) e cerca de 150 alunos. O Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo fez-se representar por 2 professores e 3 alunas do Curso Profissional de Animação Sócio Cultural neste último encontro que teve como atividade principal uma flash mob, que integrou o programa da semana europeia em St. Étienne. Para além disso, o programa teve outros pontos de interesse como uma visita à cidade de Lyon, um piquenique, visitas culturais a museus e ao Castelo de Essaloi bem como uma receção na Câmara Municipal de St. Étienne pelo seu Maire. Neste meeting o grupo elaborou a parte conjunta do relatório final do projeto que incidiu no desenvolvimento de competências digitais através da realização de atividades práticas diversificadas.

1O trabalho realizado ao longo destes 2 anos contribuiu de forma inequívoca para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e culturais tanto de alunos como de professores de todos os países parceiros. O projeto terminou, mas os laços de amizade estabelecidos são uma realidade que perdurará no tempo, porque esta foi apenas uma versão inacabada de uma parceria de cidadãos europeus.

VOLEurope – We Volunteer for Europe

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo inicia projeto europeu

volunteer

O Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo viu aprovado o projeto VOLEurope – We Volunteer for Europe, financiado pelo programa comunitário Erasmus+, e que conta com a parceria de escolas da Grécia, Itália, Polónia, Turquia e Roménia.

As atividades preparatórias do projeto, que se prolonga até julho de 2017, decorreram entre 7 e 11 dezembro em Craiova, Roménia e incluíram um seminário intitulado "Voluntariado - como prevenir o abandono escolar precoce" e sessões de partilha de experiências inovadoras, nomeadamente no âmbito do empreendedorismo social. Estas ações tiveram como alvo 12 professores das escolas parceiras que irão agora disseminar o projeto. Em cada uma das escolas irá ser criado, entre outros, um clube de voluntariado que incluirá iniciativas de diferentes âmbitos e, de entre os seus membros mais ativos, irão ser selecionados doze alunos que participarão nos intercâmbios com os países parceiros.

Nesta primeira reunião do projeto, realizaram-se várias atividades e reuniões com membros de ONGs locais que promovem o voluntariado como uma forma de evitar o abandono escolar de jovens, visitas temáticas a associações resultantes de voluntariado, tais como a biblioteca Theodore County, Museu de Arte e Museu de História. As atividades foram projetadas para atingir os objetivos do projeto, nomeadamente liderança e empreendedorismo, competências em TIC, ecologia e o desenvolvimento de competências linguísticas e de cultura / identidade europeia.

Este é um projeto baseado no desenvolvimento de uma cidadania ativa, através do envolvimento da comunidade, incentivando os alunos a compreender as alterações na união europeia. Pretende-se ainda desenvolver o voluntariado entre os estudantes europeus e criar um sentimento comum de cidadania europeia, baseada na compreensão e tolerância perante diferentes culturas, povos e religiões.

POR UMA TROIKA DE VALORES

Uma delegação de três alunos e de dois professores da EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, Senhor da Serra, participou num intercâmbio internacional de alunos em Istambul, Turquia, entre os dias 15 e 21 de fevereiro. Esta atividade enquadra-se no projeto Erasmus+, "Family, Community and School: the troika of my values", financiado pela União Europeia, e coordenado por aquela instituição do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

Ao longo de uma semana, os alunos apresentaram as suas escolas, uma figura da história do país e um escritor. Sob a égide dos valores, foi possível aprender um pouco da cultura turca, começando nas famílias que acolheram os alunos parceiros, passando pelas visitas culturais, nomeadamente a Catedral de Santa Sofia e o Sultanhamet na parte europeia de Istambul, e pelos diversos workshops dos quais se destaca a aprendizagem de arte Ebru.
No final da semana, os alunos foram unânimes em considerar que saíram de Istambul com uma imagem positivamente muito diferente da que tinham antes. Ao nosso país apenas chegam relatos de violência junto da fronteira com a Síria e do Iraque mas, num país com 783 562 km² e quase 75 milhões de habitantes (16 milhões dos quais na antiga Constantinopla), a grande maioria do território revela-se pacífico, acolhedor e caloroso. Istambul sob um manto de neve é uma imagem inolvidável que permanecerá na mente dos alunos junto das experiências mais fascinantes já vivenciadas.

Continuar... POR UMA TROIKA DE VALORES