sábado, 23 Mar. 2019
 
 

Visita de Estudo ao Porto

No dia 18 de abril, as turmas do 11º C, 9º B e 9º C visitaram o Porto, no âmbito das disciplinas de História e de Português, com as professoras Maria João Costa, Irisalva Carvalho, Camila Cosme e Graça Fachada.
 
Coincidindo com o Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, a visita ao centro histórico da Cidade Invicta, constituiu uma excelente oportunidade de sensibilização dos alunos para a importância da preservação do património histórico-cultural nacional.
 
Durante a manhã, alunos e professoras visitaram o Porto barroco, liberal, romântico e da arquitetura do ferro. Percorrendo as ruas da cidade, desde a Avenida dos Aliados à Rua de Santa Catarina, puderam apreciar monumentos e edifícios com história, passando pela Sé Catedral, Estação de São Bento, mercado do Bolhão (arquitetura neoclássica), Igreja e Torre dos Clérigos, Torre Pitões ou Torre da Cidade (medieval), Livraria Lello – ex libris da Arte Nova-, o antigo mercado Ferreira Borges e o Palácio da Bolsa, até ao cais da Ribeira.
 
De tarde decorreu a visita de barco pela zona ribeirinha, entre as pontes do Freixo e da Arrábida, apreciando-se as duas margens do Douro, Porto e Gaia, e a excelente paisagem com muita história: o Convento da Serra do Pilar que, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834) e do Cerco do Porto, acolheu as tropas liberais, dando suporte às forças liberais sitiadas do outro lado do rio Douro; as caves do vinho do Porto; os típicos barcos rabelos; os românticos jardins do Palácio de Cristal (hoje Pavilhão Rosa Mota); o Edifício da Alfândega do Porto, onde se situa o Museu dos Transportes e Comunicações, entre outros.
 
Brindados com um dia de sol primaveril, a visita terminou em Gaia, no Centro Multimédia Gran Cruz, um projeto diferente e inovador, criado para celebrar a cultura do vinho do Porto, “...associando contemporaneidade e tradição. Lugar informativo, expositivo e de lazer que oferece novas experiências em torno do vinho do Porto, conjugando-o com criações artísticas em domínios tão diversos como a moda, a arte e a gastronomia.” [http://www.myportocruz.com]
 
Ficou a vontade de voltar em breve.