segunda, 27 maio 2019
 
 

Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo no Chipre

No âmbito projeto europeu Grundtvig, intitulado ”Legocie – Let´s go cooking in Europe!”, o qual integra catorze países, nomeadamente: Reino Unido, que será o coordenador, Bélgica, Itália, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Irlanda, Estónia, Lituânia, Roménia, Portugal, Polónia, Turquia e Grécia, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo esteve representado no último encontro realizado em Chipre de 18 a 23 de Março pelos docentes Helena Azenha e Hugo Abade.

Centrado na gastronomia e nos diversos costumes alimentares dos países participantes, este projeto pretende contribuir para a cultura de boas práticas no que respeita a uma alimentação saudável, já muitos países se debatem com o problema da obesidade, incluindo Portugal, sobretudo nas crianças, sendo esta já considerada a principal doença do século XXI. O termo “Legocie ou legacy”, legado, e neste caso legado sustentável, 

sugere um dos produtos que estará disponível na internet no final do projeto, e que será um guia da cozinha europeia, contendo receitas, sugestões, propostas, conducentes à cultura de uma alimentação saudável. Assim, “diz-me o que comes dir-te-ei quem és!”
Do programa deste encontro faziam parte vários workshops sobre alimentação saudável, e ainda a discussão dos resultados dos inquéritos sobre hábitos alimentares, realizados por todas as instituições envolvidas. A agenda cultural contemplava a visita à região vinícola de Troodos, assim como a Limassol, uma cidade junto ao mar conhecida pela beleza das suas praias.
O próximo encontro será em Milão, Itália, no final do mês de maio.