sexta, 15 Nov. 2019
 
 

POSTURAS E MOCHILAS

No passado dia 14 de Outubro foi dinamizada uma sessão de educação para a saúde na área de Saúde Escolar com a temática “posturas e mochilas”, na Escola José Falcão de Miranda do Corvo, dirigida aos alunos do 5º ano de escolaridade. Esta sessão partiu da iniciativa da UCC (Unidades de Cuidados na Comunidade) a qual lançou este desafio à Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do Agrupamento de Centro de Saúde Pinhal interior Norte (ACES) com o objetivo de aumentar a literacia sobre posturas e o uso da mochila.

Inicialmente, foi dada breve explicação acerca postura, deixando explícito que não existem posturas corretas e/ou incorretas devido à robustez e adaptabilidade da coluna vertebral (principalmente na fase de crescimento), mas que estas quando são mantidas poderão causar desconforto. Assim sendo, a estratégia a utilizar é alternar de posição mantendo sempre a atenção em sala de aula. No entanto, os alunos referem, geralmente, queixas de desconforto quando utilizada a mochila mesmo que modifiquem a sua posição. De forma a evitar estas queixas foram dinamizadas várias atividades com o objetivo de responder às seguintes questões: “Qual é a mochila mais indicada que devemos utilizar”; “Qual é a forma mais indicada para utilizar a mochila” e por fim, “Qual é a forma mais adequada de arrumar o material na mochila”.

Alertou-se aos alunos a importância de praticar hábitos de vida saudáveis tais como, a realização regular de exercício físico, a alimentação saudável e equilibrada, padrões de sono adequados e, também, os aspetos psicossociais, e o impacto que estes exercem ao usar a mochila. A informação pertinente a reter é que, de forma a evitar o desconforto referido quando utilizada a mochila, os alunos deverão apresentar hábitos de vida saudáveis e utilizar a mochila de forma correta. De realçar que, esta informação torna-se também pertinente tanto para os encarregados de educação como para os professores por forma a vigiar e a alertar os comportamentos dos alunos.