segunda, 22 Jul. 2019
 
 

ATIVIDADES DE EMRC

XIX Interescolas Nacional de EMRC

Os alunos do 1º Ciclo de Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento participaram no XIX Interescolas Nacional de EMRC que se realizou em Fátima, no passado dia 24 de maio de 2019. Este ano com o tema: Com EMRC faço um mundo melhor! Do programa do Encontro constaram diversas atividades da qual se destaca a peça “Dona Natureza”, espetáculo que uniu a magia do teatro e o humor e a música.

As questões do meio ambiente, em especial o problema da poluição e do lixo tóxico, foram o foco principal do musical e teve com objetivo sensibilizar para a necessidade de cada um se responsabilizar por cuidar da harmonia e da beleza da natureza, objetivo transversal no programa de EMRC de todos os níveis de ensino. Os 75 alunos participantes manifestaram bem efusivamente a sua alegria e satisfação pela oportunidade de participarem num evento de EMRC com a qualidade e a dimensão que tem o Interescolas Nacional do 1º Ciclo e portaram-se exemplarmente em todos os momentos. Assim, vale a pena!

interEscolas2019 390x260

***

Alunos de EMRC do 2º e 3º no XI Encontro Interescolas de EMRC

Cinquenta alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica participaram no XI Encontro Interescolas de EMRC no passado dia 1 de abril em Cernache. O encontro teve como tema “A Paz”, um dos conteúdos abordados nesta disciplina, e, como objetivo, a sensibilização e educação para a paz e para o respeito e a aceitação do outro e da sua diferença.

Num dia cheio de atividades lúdicas e desportivas constava também a atuação do Grupo Banda da Paróquia, o poema encenado “Mãos”, de Manuel Alegre e ainda uma exposição de diversos Prémios Nobel da Paz. Os alunos puderam contactar com diversas entidades como a Amnistia Internacional e a Pax Christi, organismos que procuram a construção da Paz e o respeito pelos Direitos Humanos, a associação SOGA que presta apoio humanitário numa ilha guineense com aquele nome, a GNR e o Exército que vieram mostrar algumas das suas ações em tempo de paz e em prol das populações, para que vivam em segurança e harmonia.

O encontro contou com a presença de D. Virgílio Antunes, que falou brevemente aos alunos, elogiando-os pela sua participação e incentivando-os a serem construtores e promotores da paz salientando que cabe também aos jovens construir um mundo e uma sociedade mais harmoniosa e mais justa.

EMRC XI

A Professora de EMRC, Maria de Lurdes Rosário