quarta, 23 Out. 2019
 
 

ESCOLA FERRER CORREIA COMEMORA 50 ANOS

Presidido pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, o Jantar Comemorativo dos 50 Anos da Escola Ferrer Correia, 1ª Escola Básica de Ensino Integrado de Portugal, juntou no pavilhão gimnodesportivo quase 300 pessoas. Num clima de grande entusiasmo, confraternização, de memória histórica e de projeção do futuro, esta jornada contou com a presença de diversas personalidades, designadamente a professora Isabel Simões, co-fundadora da escola e Fernando Ferrer Correia, filho do Dr. Ferrer Correia, os quais apadrinharam, com a secretária de estado e ex-aluna da escola, o descerramento de uma placa alusiva ao momento.

Marcaram igualmente presença o Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, o Presidente da União das Freguesias de Semide e Rio Vide, o representante da Dgeste Centro, a Presidente do Conselho Geral, a Presidente da A. Pais, o Presidente da Associação Recreativa e Cultural do Senhor da Serra, entre outras entidades que se fizeram representar, para além de muitos alunos que quiseram marcar presença e recordar outros tempos.

Rosa Monteiro começou por visitar uma exposição fotográfica que permitiu viajar pelos 50 anos da escola, num manancial de memórias que deixou muitos dos presentes vivamente emocionados. No âmbito das comemorações, José Manuel Simões foi surpreendido com a atribuição do seu nome ao auditório da escola, em cuja placa se pode ler: “Juntos, Construímos Futuro! Reconhecimento pela sua perseverança, empenho e dedicação à Escola Ferrer Correia.”, ato que o deixou profundamente comovido, não conseguindo disfarçar as lágrimas que lhe corriam pela face.

Durante as intervenções, Rosa Monteiro destacou o papel que a Escola Ferrer Correia teve no panorama local e nacional, enquanto gerador de emprego e na criação de uma visão da educação integradora e promotora de maior ambição, aliás, em linha com a secretaria de estado que tutela, onde a educação inclusiva adquire grande relevo.

Miguel Batista reconheceu o trabalho efetuado por Maria Augusta de Campos e Maria Isabel Simões mas igualmente pelos docentes e não docentes que ao longo dos anos ali deram e dão o seu melhor, o mesmo sucedendo, referindo-se aos pais e encarregados de educação, bem como às gentes do Senhor da Serra que revelaram estarem sempre ao lado da sua Escola e da sua filosofia de ensino. Reforçou que é um orgulho para o Concelho de Miranda do Corvo o trabalho que é desempenhado nas escolas do Concelho, deixando uma palavra de incentivo ao Agrupamento para que continue a perseverar no caminho do sucesso.

José Manuel Simões fez uma resenha sobre a história da escola Ferrer Correia, recordando a ousadia e a coragem das professoras fundadoras, a dedicação e empenho dos docentes, do pessoal não docente e da população do Senhor da Serra na afirmação deste modelo de ensino que esteve sempre muito à frente do próprio tempo, destacando ainda o papel que os vários autarcas tiveram na afirmação e desenvolvimento do projeto de Ensino Integrado.

Concluiu, dirigindo palavras de agradecimento ao aluno Afonso Rodrigues e à cantora lírica Carla Bernardino, os quais presentearam a plateia com brilhantes atuações, assumindo que há fundadas razões para acreditar num futuro ainda melhor, num compromisso permanente, articulado e empenhado com os parceiros, com os alunos, com as famílias, com a comunidade, alicerçados num projeto estratégico concelhio que expresse, na sua dimensão máxima, tudo o que de melhor há no Concelho de Miranda do Corvo.