quarta, 23 Out. 2019
 
 

CIMEIRA DAS DEMOCRACIAS 2019

IMG Cimeira das Democracias

A Cimeira das Democracias, realizada no dia 4 de Abril de 2019, na Universidade Católica, no Instituto de Estudos Políticos, teve como objetivos centrais o patriotismo, o cosmopolitismo e a democracia de hoje. A representação da escola José Falcão foi constituída pelos alunos: João Tomás Ferreira, Manuel Carvalho de Almeida, Alexandre Alves Fonseca; Maria Carolina Silva; João Bernardo Caetano; Julia De Lijster e Maria João Almeida, as duas últimas na qualidade de jornalistas.

Como “embaixadores” da República de Cabo Verde, país escolhido pelos laços de amizade que o une a Portugal, bem como pelo protocolo de geminação com o concelho de Santa Catarina na ilha do Fogo, defenderam diversos assuntos, destacando-se o investimento crescente na Saúde e Educação; a tolerância religiosa e ainda a existência de relações de cooperação/amizade com múltiplos estados. Alguns pontos fracos foram identificados, salientando-se o caso da baixa escolarização que impossibilita uma participação política democrática real; o facto de existirem dificuldades económicas que se fazem sentir em várias ilhas do arquipélago e igualmente a necessidade urgente de emprego estável. Contudo, o nosso grupo de trabalho considerou que as alterações climáticas irão condicionar muito negativamente a vida do arquipélago de Cabo Verde, provocando secas intensas, perdas de culturas agrícolas sucessivas. Aliado ao facto de possuir um solo pobre e um fluxo emigrante, a situação torna-se muito perigosa. A ameaça é real e muito preocupante, pois poderá pôr em causa a continuidade física das ilhas.

As nações do mundo, principalmente as mais poderosas, precisam de ouvir a voz de quem, por si só, não consegue travar esta luta pelo planeta. Participar na Cimeira das Democracias foi uma experiência memorável para os alunos envolvidos. Aprenderam muito ao longo da jornada, sentindo-se verdadeiros profissionais do diálogo internacional. Experiências deste género formam os nossos jovens, cativando-os para a participação ativa na vida política do nosso país. Foi uma honra e um prazer representar a República de Cabo Verde na Cimeira das Democracias- 2019. 

PJ 1