quarta, 24 Abr. 2019
 
 

O PARAÍSO SÃO OS OUTROS – O AMOR CONSTRÓI…

No âmbito das comemorações do Dia mundial do Teatro, assinalado a 27 de março, e no âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 5º ano apresentaram uma pequena encenação a partir do texto de Valter Hugo Mãe “O paraíso são os outros”. O texto, objeto de análise nas aulas de Expressão Dramática, revelou-se um excelente ponto de partida para refletir sobre o amor, o respeito, o cuidado, o corpo, a homo e a heterossexualidade, a violência doméstica, a felicidade, a liberdade, o risco, a desigualdade de género, a maternidade e a paternidade, enfim, sobre as relações humanas.

Dada a urgência em trabalhar a positividade dos valores e dos afetos, pelo descuido e abandono a que são votados nas sociedades da pós-modernidade, foi preparada a pequena encenação nas referidas aulas, cujo fio condutor foi a ideia de construção, pois “o amor constrói”, como bem diz a pequena narradora, evidenciando a necessidade do empenho, do esforço e do respeito na manutenção de relações saudáveis e gratificantes.

Revelou-se deveras positivo o grande entusiasmo demonstrado pela pequenada ao longo dos ensaios. Para o guarda-roupa, adereços e cenário, professora e alunos contaram com a colaboração dos docentes de Educação Tecnológica, da Biblioteca Escolar e da Comissão de Eventos, bem como das famílias e Encarregados de Educaçao, a quem deixam um reconhecido agradecimento. Este reconhecimento estende-se, igualmente, aos docentes e alunos que assistiram às sessões.

A docente de Expressão Dramática