quarta, 23 Out. 2019
 
 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA "À DESCOBERTA DOS VEADOS NA SERRA DA LOUSÃ"

Na passada sexta-feira, dia 25 de Maio, o Jardim de Infância do Espinho apresentou o seu projeto “À descoberta dos veados na serra da Lousã” à comunidade local. O projeto, desenvolvido por crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade, revelou-se um desafio entre os meses Janeiro e Maio e foi considerado um sucesso pelos seus promotores.

Integrado no Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", e apoiado cientificamente pela Universidade de Aveiro, na pessoa do Doutor Carlos Fonseca, foi o projeto apresentado na Comissão da Aldeia do Espinho, tendo contado com a presença de encarregados de educação, familiares, antigos alunos, comunidade em geral, bem como com o Diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, o professor José Manuel Simões e o engenheiro Paúl Neves representante do Ministério da Agricultura – serviços florestais da zona da Lousã.

clique aqui para ver mais...

Iniciada a apresentação com o Ebook “Os veados da serra da Lousã” que serviu de síntese ao projeto, construído pelas crianças e por uma aluna do 3º ciclo do agrupamento de escolas, seguiu-se a recitação e interpretação musical do poema “O veado perdeu os galhos”, pelas crianças do jardim de Infância do Espinho. Projetou-se ainda uma apresentação que sintetizou as atividades desenvolvidas e as etapas percorridas no âmbito do projeto, comentada pela educadora Maria José, enfatizando-se a forma como toda a comunidade se integrou no projeto, constituindo o Jardim de Infância o polo dinamizador das atividades desenvolvidas, assim como da reflexão sobre a problemática da coabitação entre a população de veados e a comunidade local. No final, o Engenheiro Paul Neves esclareceu os presentes relativamente aos procedimentos a seguir para ultrapassar os problemas sentidos pela população, que vê as suas hortas e campos destruídos pela ação dos veados que descem a serra, dando-se por terminada a sessão após o período de perguntas e respostas.