segunda, 16 Set. 2019
 
 

ECO-ESCOLAS – ATIVIDADES DE DEZEMBRO NA ESCOLA BÁSICA

O Programa Eco-Escolas visa encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Visa ainda encorajar o desenvolvimento de atividades, com vista à melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido.

Tal como no ano letivo anterior, na EB de Miranda do Corvo, a equipa manteve a sua estrutura, com a Professora Anabela Rodrigues como Coordenadora do Programa e as Professora Dina Loureiro e Maria José Paulo, como Subcoordenadoras. Durante o 1.º período desenvolveram-se várias atividades, começando com o Dia das Bandeiras Verdes, com a entrega do Galardão Eco-Escolas e da respetiva bandeira, em Pombal, a 4 de outubro. Seguiu-se o Dia Mundial da Alimentação, com a Festa do ovo, do pão, da fruta e do leite, a 16 de outubro.

Em novembro, no dia 9, em colaboração com a Professora Fernanda França, da comissão do S. Martinho, comemorou-se o Dia Eco-Escolas (Global Action Days/Dia Mundial da Bolota/Dia de S. Martinho) com a entoação do Hino Eco-Escolas da EB de Miranda do Corvo, o hastear da Bandeira Verde, a realização de jogos tradicionais e magusto. Ainda neste mês, a dia 23 decorreu uma Palestra/Ação de sensibilização sobre a importância da Floresta Autóctone, apresentada e dinamizada pela Dr.ª Dulce Margalho (Baldios de Vila Nova), aberta a todos os alunos e professores.

Durante o mês de dezembro, a EB de Miranda do Corvo vestiu-se com as cores da Natureza para comemorar o Natal. Desta vez, os pais e encarregados de educação foram desafiados a construir coroas natalícias com recurso a elementos da natureza, com especial enfoque na floresta e no mar, dois dos temas centrais do Programa Eco-Escolas. Estas coroas estiveram expostas em vários locais: Escola, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e EB 2/3 Dr. José Falcão. Foram ainda selecionadas aleatoriamente 12 coroas para decorar as mesas do jantar de Natal do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO

COROA1