sábado, 23 Mar. 2019
 
 

COMEMORANDO OS DIREITOS HUMANOS JUNTO DA PEQUENADA, PORQUE “DE PEQUENINO É QUE SE TORCE O PEPINO”

No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos Humanos e do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos de Sociologia do 12º C – Curso Profissional de Técnico de Apoio Social, concretizaram um conjunto de atividades junto dos alunos do Centro Educativo de Miranda do Corvo, no passado dia 11 de dezembro, a fim de promover alguns dos direitos, e dos valores a eles associados, consignados naquela Declaração.

Assim, junto dos alunos do 1º ano, um grupo trabalhou o livro “Como aprender a voar?”, com o objetivo de desenvolver a importância do direito ao desenvolvimento das competências individuais, devendo a sociedade providenciar todas as condições para que tal aconteça. Leitura, reflexão e atividade lúdica marcaram presença junto da pequenada.

Para os alunos do 2º ano foram lidos vários poemas do livro “Quanto vale a amizade?”, seguido de um conjunto de atividades lúdicas e dinâmicas que enfatizaram a importância da cooperação e da amizade.

Com os alunos do 3º ano, o ponto de partida foi a leitura do livro “Onde moram as casas”, a fim de ser trabalhado o direito à habitação; após a leitura, foi visionado um ficheiro power point com vários tipos de casas a nível mundial, seguido d “O jogo da Habitação”, onde os alunos perceberam a importância do direito à habitação, bem como a importância da solidariedade.

Já os alunos do 4º ano tiveram a possibilidade de trabalhar a questão da igualdade de género, a partir da audição da obra “O livro dos porquinhos”, seguido d “O Jogo das profissões”, onde puderam problematizar a associação tradicionalmente habitual de algumas profissões ao género masculino.

Os pequenos participantes, em todos os grupos, intervieram de forma muito positiva e dinâmica em todas as reflexões e atividades dinamizadas, pelo que, tanto os alunos dinamizadores, como os alunos do 1º CEB, estão de parabéns!

A docente e os alunos de Sociologia do 12º C