domingo, 16 Dez. 2018
 
 

PROJETO "Be InteresTED" - ALUNOS EM MILÃO

Em Milão - EXPOR E PARTILHAR / REFLETIR E PONDERAR

Um exercício de cidadania baseado na intercomunicação

Cinco alunos da Escola José Falcão, acompanhados por duas professoras, estiveram presentes em Milão, Itália, entre os dias 21 e 27 de outubro, no âmbito do projeto Be interesTED, financiado pelo programa comunitário Erasmus+.

milao

Para além de Portugal, integram este projeto escolas da Alemanha, Itália, Letónia, Turquia e República Checa. Este projeto visa melhorar a capacidade oral dos alunos de uma forma inovadora e eficaz, promovendo as habilidades linguísticas e discursivas e, simultaneamente, desenvolver competências reflexivas sobre temáticas atuais e significativas.

No encontro destacaram-se as reflexões sobre as questões ligadas à vaga de refugiados que marcam, indubitavelmente, a nossa atualidade. Assim, a semana vivida numa escola de Milão foi preenchida com TEDtalks (discursos elaborados e apresentados pelos alunos), um workshop sobre a problemática dos refugiados, assistência/ lecionação de aulas, certame e competição de vídeos apresentados pelos diferentes países, uma atividade de entrevistas orientadas, visitas a locais históricos e emblemáticos de Milão (incluindo a receção do grande grupo na Câmara Municipal da cidade) e visita a Veneza.

Para além disto, os alunos, hospedados por famílias locais, tiveram a oportunidade de experienciar o dia-a-dia dos alunos italianos e de ter contacto com realidades afetivas e culturais díspares.  

É provável que o ponto alto da mobilidade resida no momento em que os alunos, perante uma vasta audiência dos seus pares, professores e famílias, apresentam os seus países e as suas escolas e discursam sobre temas do seu interesse e/ou que afetam o mundo atual. Por isso, estão de PARABÉNS a INÊS ROQUE, a MARIA EDUARDA SIMIONI, a PATRÍCIA RODRIGUES, o JOÃO LUÍS e o PEDRO CAETANO.

Enquanto participantes neste projeto, nós, professoras do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, estamos orgulhosamente convictas de que este intercâmbio proporciona uma experiência singular, relevante e enriquecedora aos nossos alunos, potenciando a consciencialização para a necessidade de se criarem laços indestrutíveis e de uma forte e saudável cooperação para a paz e o entendimento na Europa e no mundo.

É provável que o ponto alto da mobilidade resida no momento em que os alunos, perante uma vasta audiência dos seus pares, professores e famílias, apresentam os seus países e as suas escolas e discursam sobre temas do seu interesse e/ou que afetam o mundo atual. Por isso, estão de PARABÉNS a INÊS ROQUE, a MARIA EDUARDA SIMIONI, a PATRÍCIA RODRIGUES, o JOÃO LUÍS e o PEDRO CAETANO. Enquanto participantes neste projeto, nós, professoras do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, estamos orgulhosamente convictas de que este intercâmbio proporciona uma experiência singular, relevante e enriquecedora aos nossos alunos, potenciando a consciencialização para a necessidade de se criarem laços indestrutíveis e de uma forte e saudável cooperação para a paz e o entendimento na Europa e no mundo.

O que pensam os nossos alunos sobre a experiência:

 

 

«Durante uma semana tive a oportunidade de experienciar novas realidades, conviver com pessoas diferentes, desenvolver aptidões linguísticas, mas também pessoais, como flexibilidade e responsabilidade. Para além destes factos, fui presenteada com projetos que permitiram a minha abertura a problemas de vários teores: refugiados, poluição, bulimia, auto estima, entre outros. Sem dúvida, considero uma oportunidade marcante, que me fez evoluir enquanto jovem, cidadã e ser humano. Muito obrigada»

«Esta experiência foi repleta de ensinamentos. Numa semana conhecemos novas culturas, aprimoramos o nosso Inglês, estivemos em contacto com a diferença e, também, enfrentamos os nossos medos. Sem dúvida, fez-nos crescer. É uma viagem que guardarei na memória.»

«Durante esta semana, que estivemos em Milão, tive a oportunidade de conviver com pessoas incríveis, todas elas diferentes à sua maneira, de toda a Europa, conhecer os seus costumes, tradições, culturas, o seu modo de vida e partilhar ideias e momentos.Não pensem que só acontece aos outros, porque não é verdade, mas também não fiquem à espera que ela chegue. Têm que ir em busca dela e trabalhar para isso.»

«Para mim esta semana foi importante para conhecer uma nova realidade, novas pessoas e novos sítios. Acho que saí de Itália com uma visão mais alargada sobre aquilo que o mundo é. Resumindo numa palavra: Adorei.»

«Este projeto proporcionou-me uma experiência única, numa das melhores semanas da minha vida tive a oportunidade de conhecer pessoas espetaculares de todo o mundo e consequentemente as suas culturas. Para além disso foi também possível expor a uma grande audiência internacional o meu TEDtalk e conhecer um novo país com uma realidade diferente. Só resta agradecer esta oportunidade, OBRIGADO!»

 
Professoras: Manuela do Bem (subcoordenadora) e Elisabete Ferreira (acompanhante)