quarta, 14 Nov. 2018
 
 

AS CORES DA MINHA TERRA - VISITA DE ESTUDO A COIMBRA

Visitar no Portugal dos Pequenitos a exposição dos seus trabalhos, ser rei e ser mouro e fazer parte da história, subir escadas que descem e descer escadas que sobem pela mão de Escher, “visitar” o Titanic e conhecer os pormenores da sua inesquecível odisseia, e ainda um piquenique no belo espaço do Parque Verde, à beirinha do rio Mondego… pois foi tudo isto que os alunos das turmas F e G do 7.ºano da Escola Ferrer Correia tiveram oportunidade de experienciar no passado dia 2 de outubro.

Tudo começara com a participação no projeto “CRIAR COM ESCOLAS: AS CORES DA MINHA TERRA”, promovido pelo Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos e desenvolvido pelos alunos no ano transato, no âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica e Português.

Os alunos efetuaram pesquisas, entrevistas, passeios e registos fotográficos do local onde vivem para, seguindo os passos propostos na metodologia de projeto de trabalho, registarem em diários de bordo e em maquetes as “cores”, os aspetos, que melhor ilustram a sua terra. Com isto, os alunos ganharam acesso gratuito à exposição. Puderam ainda usufruir de uma visita guiada/encenada pelo seu professor de História, e foram reis, rainhas, mouros e povo anónimo, todos com direito à palavra, tornando realidade a História dos livros.

De seguida, um passeio a pé pelo Parque Verde para um rápido almoço, com tempo ainda para um gelado de adeus ao verão. Durante a tarde foi a vez de Escher nos deslumbrar com as suas geometrias arrojadas, projetadas no Hemispherium, e de visitarmos a exposição “Titanic – A Reconstrução”. Aqui, a área de Educação Tecnológica deu cartas, dando a conhecer a maior réplica do navio alguma vez feita, permitindo observar os detalhes da sua construção, passando pela vida a bordo, pela réplica do gabinete de telecomunicações Marconi, pela história do naufrágio. e muito mais.

O nosso agradecimento a todos os que tornaram possível este dia tão rico de aprendizagens, e à Câmara Municipal de Miranda do Corvo que, como é habitual, gentilmente ofereceu o transporte.

Professores acompanhantes: António Orfão, Graça Faustino, Isabel Pratas e Maria da Fé Sá Marta