sábado, 22 Set. 2018
 
 

AS CORES DA MINHA TERRA - Projeto Criar com Escolas 2017-2018

Os alunos da Escola José Falcão, que beneficiam de um Currículo Específico Individual (CEI), do 5º ao 11º ano de escolaridade, desenvolveram vários trabalhos no âmbito do projeto “Criar com Escolas – As Cores da Minha Terra”, coordenado pelo Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos. Este projeto, que integra várias ações de formação para professores e educadores, é concebido no “sentido de reforçar a articulação entre as escolas e o Portugal dos Pequenitos através de um trabalho contínuo e em parceria. O seu principal objetivo é “sensibilizar e fornecer instrumentos de trabalho aos docentes para que estes desenvolvam o projeto com os alunos nas suas escolas”.

Com a realização das atividades, pretende-se sensibilizar os alunos para ”As Cores da Minha Terra”, para que aprendam pela observação das cores da natureza (património natural), das texturas, especificidades e materiais da arquitetura das construções locais (património construído) e das cores de quem habita os lugares, das festas tradicionais, dos costumes, trajes, etc. Neste âmbito, o tema foi explorado e debatido em sala de aula, de modo a que os alunos conheçam e valorizem o património material e cultural da nossa terra. A pesquisa consistiu na realização de visitas locais, para observação e recolha de dados, materiais e fotografias, e na realização de entrevistas a pessoas da comunidade.

Os trabalhos foram realizados pelos alunos, no decorrer das aulas de apoio, sob a orientação das professoras de Educação Especial Ilda Dias, Cláudia Fonseca, Dulcinea Louro e Etelvina Luís. Consistiram na elaboração de vários Diários de Bordo (com escrita, desenhos e colagens) e na decoração de várias caixas de cartão, fornecidas pelo Portugal dos Pequenitos, ao gosto de cada grupo de alunos. O desenvolvimento deste projeto foi uma mais-valia para os alunos, pois permitiu que adquirissem vários conhecimentos e competências enriquecedoras, dentro e fora da sala de aula.

Todos se empenharam com gosto e interesse, o que se refletiu na decoração de seis caixas muito criativas e originais, que retratam e dão a conhecer alguns locais, monumentos, festas e tradições, gastronomia e muito mais: a enorme beleza das cores da nossa terra! Os trabalhos finais, que estiveram expostos no hall da entrada principal da Escola, vão integrar uma exposição coletiva (com várias escolas), organizada pelo Serviço Educativo, em exibição no Portugal dos Pequenitos de Junho até final de Setembro. A exposição estará aberta ao público em geral.

IMG 20180604 091045