quarta, 14 Nov. 2018
 
 

ALUNOS DO 3º CICLO VISITAM SINAGOGA E TEMPLO HINDU EM LISBOA

No passado dia 14 de junho, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e em colaboração com as disciplinas de História e Espanhol, um grupo de alunos do 3º ciclo foi a Lisboa conhecer a Sinagoga e o Templo Hindu. A visita começou, com grande expectativa e alegria, às 8h da manhã com a saída da Escola José Falcão, de Miranda do Corvo. Durante a viagem aproveitaram para conversar, cantar e ouvir música.

A 1ª paragem foi no Templo Radha-Krishna onde fomos muito bem recebidos pela nossa anfitriã que nos levou ao átrio do salão de oração. Aí, de acordo com a tradição hindu, deixamos todo o calçado arrumado no exterior, para depois entrarmos no salão, sentando-nos ordeiramente no chão. Outra turma, vinda do colégio do Norte do país, fazia também esta visita. Foi então que a nossa anfitriã começou a explicar alguns dos fundamentos desta religião e de que modo influenciava o seu modo de vida. Explicou-nos as imagens que estavam expostas nesse espaço e o seu lugar no hinduísmo. Foram momentos deveras interessantes em que os nossos alunos tiveram ocasião para colocar questões e esclarecer dúvidas. Os alunos estavam encantados com o que viam e ouviam…

Finda a visita, fizemos pic-nic no exterior do templo, pois muitos de nós trazíamos alimentos à base de carne e peixe, e a religião hindu não consente tais alimentos. Foi uma pausa fresca, com energia para dar uns toques na bola que um dos alunos trazia. Em seguida, seguimos para a sinagoga, Sinagoga_Shaaré Tikva, onde a nossa anfitriã nos aguardava para nos apresentar o local de assembleia dos judeus em Lisboa. Aos rapazes foi dado um “quipá” para colocar na cabeça, como sinal de temor a Deus, pois só assim lhes é permitida a entrada na sinagoga. Todos se sentaram nas cadeiras que se distribuíam em volta da plataforma onde, em cima da mesa, na hora de oração, é colocada a Torá para ser lida para a congregação. Foi nesse local específico que ouvimos a nossa guia a explicar alguns dos fundamentos da religião judaica e a permanência dos judeus em Portugal. Os alunos tiveram oportunidade de colocar questões e verem dúvidas esclarecidas. Era um local muito agradável, sóbrio, com algo de sagrado, conforme a tradição judaica.

Os alunos gostaram muito e foi com alguma pena que terminaram a visita para iniciar a viagem de volta a casa. Houve ainda ocasião para uma pausa, a meio da viagem, para lanchar e refrescar, pois o dia estava muito quente e um refresco ou um gelado era o que todos precisávamos. Assim recuperámos fôlego para a etapa final, que se fez igualmente bem. Foi com satisfação que retornámos à Escola José Falcão, e mais esclarecidos acerca de uma série de questões que nos ajudam a perceber melhor o que nos rodeia e o valor nas relações entre pessoas que têm credos diferentes, mas que respeitam da mesma maneira todos e tudo o que as rodeia.