sábado, 22 Set. 2018
 
 

MIRANDA DO CORVO À DESCOBERTA DA EUROPA – UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL

O mundo global, competitivo e em rápida mudança, necessita de jovens flexíveis, ativos, inovadores e criativos na resolução de problemas e na tomada de decisões, capazes de comunicar eficazmente e de trabalhar em equipa. É imprescindível que estes desenvolvam o seu potencial como indivíduos e se preparem para as exigências únicas do mundo do século XXI. Uma das competências requeridas é, sem dúvida, a capacidade de comunicação, pois esta é uma ferramenta fundamental para atuar eficazmente no mundo real dos nossos dias, cada vez mais exigente e complexo.Foi neste contexto que surgiu o projeto Be interesTED, financiado pelo programa comunitário Erasmus+ e que, para além do Agrupamento de Miranda do Corvo, integra escolas da Alemanha, Itália, Letónia, Turquia e República Checa.

O projeto visa melhorar a capacidade de expressão oral dos alunos de uma forma inovadora e eficiente, que leve à construção de um bom desempenho da comunicação discursiva oral e, concomitantemente, que seja capaz de ajudar os alunos a:
- recolher, investigar, organizar e transmitir informações;
- analisar as TED talks mais populares e apresentar comunicações semelhantes;
- incentivar o trabalho em equipa;
- ajudar os alunos a tornarem-se ativos e autónomos;
-criar um senso comum de cidadania europeia com base na compreensão e na tolerância à diferença entre culturas, pessoas e religiões.

 

 

O primeiro encontro teve lugar em Samsun, na Turquia, e teve como objetivo a definição de linhas orientadoras para a implementação e a dinamização de projetos TED. Como tal, os professores frequentaram várias ações sobre o tema e sobre as formas da sua implementação. As delegações foram recebidas pelos alunos turcos, tendo estes sido os responsáveis pela visita e pela cerimónia de abertura dos trabalhos, bem como pela apresentação de algumas TED talks de elevado valor educativo, recorrendo, com grande à vontade, à língua inglesa.

No mês de abril, realizou-se a primeira mobilidade com alunos, cujo destino foi a cidade de Jelgava, na Letónia. A semana foi preenchida com palestras, ações de formação para alunos e professores, com ênfase na competência discursiva dos alunos, observação e lecionação de aulas, reuniões de acompanhamento e visitas a locais emblemáticos de Jelgava e Riga. Os alunos que participaram nesta mobilidade foram hospedados por famílias locais e tiveram a oportunidade de experienciar o dia a dia dos alunos letões, contactando e experienciando realidades culturais díspares.
O ponto alto da mobilidade foi o momento em que estes, perante uma vasta audiência, discursaram sobre temas diversos que afetam o mundo atual e, de forma especial, tocam as camadas mais jovens. Acresce sublinhar que os alunos portugueses tiveram um desempenho excecional, comentado e elogiado por todos os presentes.

No mês de junho, Portugal foi o destino de mais um encontro. Doze professores das escolas europeias envolvidas estiveram no nosso Agrupamento para avaliar as atividades realizadas até ao momento e preparar o segundo ano do projeto. Neste contexto foi criado um livro eletrónico com aulas baseadas em TED talks, criteriosamente selecionadas de forma a que estas possam ir ao encontro de diferentes temas significativos para a vida dos jovens europeus. Além destas atividades, houve também a possibilidade de visitar alguns lugares históricos e culturais nas proximidades, dando a conhecer a realidade sócio-cultural da nossa região.

Em outubro próximo realizar-se-á a próxima mobilidade que será em Milão, Itália, e que integrará cinco alunos do 12º ano do nosso Agrupamento. Estes fazem parte do clube TED e encontram-se já a trabalhar nas atividades a apresentar durante essa mesma mobilidade.