sábado, 22 Set. 2018
 
 

ECO-ESCOLAS NO CENTRO EDUCATIVO DE MIRANDA DO CORVO - ATIVIDADES DO 2º PERÍODO

Tal como aconteceu no 1.º período deste ano letivo, a Equipa Eco-Escolas da EB de Miranda do Corvo abraçou, também, no 2.º período, o Projeto, cujo tema central é a Floresta, mais especificamente, a Floresta Autóctone. Para levar a cabo os seus objetivos do Programa de estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade, houve o desenvolvimento de várias atividades, nomeadamente, a transplantação, para vasos maiores, dos carvalhos, sobreiros e castanheiros semeados em outubro pelos alunos, através de uma recolha de bolotas e castanhas, na natureza.

O Desfile de Carnaval teve como tema “A Floresta”, do qual saiu o lema dos 3 P’s: Planear, Plantar e Proteger, com o qual o Projeto Eco-Escolas se identificou. A comunidade educativa foi convidada a participar na angariação de donativos, para ajudar os Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo onde se verificou uma forte adesão. A equipa Eco-Escolas contou também, mais uma vez, com a colaboração imprescindível da APAIS. Pretendeu-se realizar uma ação de sensibilização com esta unidade operacional, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta (21 de março), que teve que ser adiada, uma vez que seria previsto decorrer uma atividade de plantação de medronheiros nos Baldios.

No dia 22 de março, a propósito do Dia Mundial da Água, a Equipa dos Trilhos do Futuro foi convidada a dar uma palestra de sensibilização sobre a Água (para o 1.º e 2.º ano de escolaridade) e sobre a Energia (para o 3.º e 4.º ano de escolaridade). Posteriormente foram distribuídos, por todos os alunos, folhetos de sensibilização sobre a água, a sua importância e o seu uso racional.

Para encerrar as atividades do 2.º período, decorreu, nas instalações do estabelecimento escolar, a Festa da Primavera, que contou com a participação de todos os alunos das turmas a declamarem poemas, a cantar e a representar, e com a presença de elementos da Direção do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, da APAIS e do Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo. Esta festa teve como principal intento a entrega simbólica do donativo monetário angariado para esta Instituição, formalizada no dia 20 de Abril, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, pelas 18h00. O valor total apurado foi de 1. 133.67€ (mil cento e trinta e três euros e sessenta e sete cêntimos), destinado à aquisição de equipamentos.