quarta, 24 Out. 2018
 
 

25 DE ABRIL DE 1974, 44 ANOS DEPOIS...

Decorreu no dia 24 de abril na Escola José Falcão o evento comemorativo da revolução do 25 de abril de 1974, que contou com os alunos do primeiro ciclo que, ao içar da bandeira, entoaram o Hino Nacional e o Somos Livres, perante os colegas mais velhos, docentes e funcionários da nossa escola, sob a excelente e atenta orientação dos seus professores.

A palestra, subordinada ao tema geral A saúde antes e depois do 25 de abril foi levada a efeito pelo Dr. Fernando Martinho, médico cirurgião aposentado dos HUC e ex-professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Apoiado na sua experiência de mais de quatro décadas de trabalho mostrou um ex-Portugal deficitário em cuidados primários onde a angústia de estar doente se aliava ao pânico de ser hospitalizado...em oposição à saúde de hoje que, em alguns campos de intervenção médica como a pediatria, catapultou o nosso país para posições cimeiras entre os países mais desenvolvidos, conforme números oficiais da Organização Mundial de Saúde. Indo mais longe, reforçou a importância do Serviço Nacional de Saúde que, na época da sua criação, previa a gratuitidade do mesmo, possibilitando o direito de cada português ao seu bem-estar, uma das mais importantes conquistas da Revolução do 25 de Abril.

Por esta oportunidade de sentir o antes e o depois da revolução dos cravos no campo da saúde, deixamos aqui expresso o nosso sentido agradecimento ao orador, com votos que outras oportunidades semelhantes se venham a verificar no futuro. Testemunhos como o do Dr. Martinho são fundamentais para que os nossos jovens percebam que a vitória, alcançada pelos militares de abril e por todos aqueles que lutaram pela Democracia, deve ser acarinhada e respeitada!

O nosso convidado fez a entrega dos certificados emanados pela Assembleia da República, IPDJ e Ministério da Educação aos três jovens participantes no Parlamento dos Jovens- secundário, um projeto cuja dinâmica democrática tem sido apoiada, na última dezena de anos, pela nossa escola.

Obrigado e volte sempre, Dr. Fernando Martinho!!