sexta, 15 Nov. 2019
 
 

CLÁUDIA CARVALHO CAMPEÃ NACIONAL NA PROFISSÃO DE SERVIÇO DE MESA

A jovem Cláudia Patrícia Pereira Carvalho aluna do curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, onde frequenta a componente académica do curso e no Pólo do CEARTE em Semide a componente Profissional, sagrou-se campeã nacional na Profissão de Serviço de Mesa ao ter ganho o Campeonato Nacional das Profissões que decorreu em Faro, de 7 a 11 de Maio.

 

 

Trata-se de um resultado fantástico (obtido depois de ter ganho a fase regional em que foí eleita a melhor da região Centro) pois concorreu com os melhores de cada região do país e dos Açores, (formados em escolas de Hotelaria e Turismo e Escolas Profissionais) ou seja, com os melhores entre os melhores, e mostrou competências técnicas, conhecimentos e uma capacidade de trabalho notável.

A Cláudia foi avaliada através de uma série de provas muito exigentes que realizou ao longo de 21 horas (em concorrência direta com outros 6 concorrentes que já tinham sido selecionados como os melhores da sua região)) e avaliada por um Júri de 7 peritos na Profissão que classificam e certificam as competências técnicas, capacidade de planeamento, de transferência de aprendizagens, de tomada de decisão, de pesquisa, de resolução de problemas, bem como a disciplina e autocontrole para o exercício da profissão.

Nada se consegue sem trabalho e a Cláudia, ao longo dos últimos dois meses esforçou-se ao máximo, tendo feito uma preparação exaustiva com os formadores do CEARTE, Paulo Pereira e a Diana Santos que foi vital para o excelente resultados alcançado.

A jovem campeã nacional vai representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, a realizar na Bélgica, de 4 a 6 de Outubro, e no Campeonato Mundial das Profissões, na Alemanha, de 2 a 7 de Julho de 2013.

A edição deste ano do SkillsPortugal decorreu em Faro, de 7 a 11 de Maio de 2012, e contou com a participação de 200 concorrentes com idades entre os 17 e os 25 anos e 170 jurados/formadores, no âmbito de 42 profissões a concurso.

O Campeonato das Profissões (SkillsPortugal), organizado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional com o objetivo de valorizar a Formação Profissional no nosso país, é um encontro onde jovens altamente qualificados têm a oportunidade de competir entre si, numa diversidade de profissões, através de uma prova com valor no mercado de trabalho, avaliada por um conjunto de peritos altamente qualificados. Estas iniciativas, além de promoverem a valorização da formação profissional, remetendo diretamente para a qualificação dos nossos recursos humanos, são um veículo que permite sensibilizar os jovens, as famílias e as empresas em geral, dando visibilidade a fatores tão essenciais como sejam o desenvolvimento pessoal e a inovação.

Estão de parabéns também os Formadores Paulo Pereira e a Diana Santos que mostram a sua grande qualidade e mérito ao formar esta campeã  e também uma enorme disponibilidade para a preparar de forma voluntária e gratuita, e para a acompanhar e dar orientações ao longo de mais de uma semana em Faro.

Um reconhecimento também à Direção do agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e aos professores do curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar que disponibilizaram a Cláudia ao longo de uma semana e que agora vão realizar com a aluna aulas de recuperação.

Este resultado é certamente a prova da qualidade da Formação ministrada em parceria entre o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e o CEARTE – Pólo de Semide que aposta na qualificação profissional como um passaporte para entrar no mercado de trabalho, sabendo que nos tempos que correm não basta ser qualificado é preciso demonstrar ambição e ser o melhor entre os melhores. É isto que os campeões nacionais demonstraram e a medalha recebida é certamente a garantia de ingresso na vida ativa pois cada vez mais os empregadores valorizam a atitude empreendedora  e o mérito dos jovens.

Realce para o facto de Cláudia Carvalho poder ser apresentado como um caso de sucesso de intervenção e apoio social, já que completou em 2011 o Curso de Serviço de Mesa Bar no Pólo do CEARTE em Semide, tendo concluído o 9º ano de escolaridade, e, este ano letivo, está integrada no curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, frequentando aí a componente académica do curso e no Pólo do CEARTE em Semide a componente Profissional. Está ainda a ser apoiada socialmente pela ADFP de Miranda do Corvo,  sendo utente do Centro de Apoio à  Mulher e à Vida desta instituição.