quarta, 19 Set. 2018
 
 

ATIVIDADES ECO-ESCOLAS NO CENTRO EDUCATIVO DO AEMC

Atividades Eco-Escolas na EB de Miranda do Corvo/Centro Educativo

O Programa Eco-escolas é um projeto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia. O Programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico pretende reconhecer (com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas) e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

À semelhança de anos anteriores, este ano foi criada uma equipa na EB de Miranda do Corvo para trabalhar no Programa Eco Escolas. Esta equipa conta com as docentes Anabela Rodrigues – Coordenadora, Maria José Silva e Dina Loureiro.

Na 10ª edição da Geração Depositrão, projeto em que a EB de Miranda do Corvo se encontra inscrita, desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando as escolas a funcionar como ponto de recolha na sua zona envolvente. A recolha encontra-se a decorrer este mês.

Este ano, o tema central é a floresta autóctone e a sua importância para a economia/desenvolvimento do país. Ao longo do 1.º período, foram feitas algumas ações nesse sentido, tendo sido a 1.ª no dia 10 de novembro, com a comemoração do Dia Mundial da Bolota, onde os alunos, professores e assistentes operacionais, fizeram uma sementeira de bolotas e castanhas, semeando-as em pacotes de leite vazios, para serem posterior e atempadamente transplantadas para terrenos próprios.

Já no dia 23 de novembro, no âmbito da comemoração do Dia Ibérico da Floresta Autóctone, as responsáveis pelo Projeto, convidaram a Dra. Dulce Margalho para dinamizar uma palestra acerca deste tema, aberta a todos os alunos e professores do Centro Educativo.

A culminar com o final do 1.º Período, a Associação de Pais (APAIS), bem como os alunos e pais/encarregados de educação, foram desafiados no sentido de fazerem presépios ecológicos, elaborados com elementos da Natureza. Os trabalhos estão expostos na entrada da Escola, com um presépio de maiores dimensões, elaborado pela APAIS, junto à entrada do estacionamento, e alguns dos mais pequenos, na vitrina da Escola e no hall. Os restantes encontram-se expostos pelas diversas entidades parceiras (Câmara Municipal (no interior do próprio edifício, Casa das Artes e Biblioteca Municipal), Junta de Freguesia e Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.