domingo, 22 Out. 2017
 
 

DIA INTERNACIONAL DA PAZ

Comemorou-se, no dia 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz, na Escola Ferrer Correia, com o objetivo de alertar os alunos, os professores, os pais, para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não-violência.

"Sob a égide das Nações Unidas, o Dia Internacional da Paz celebra-se hoje, dia 21 de setembro. A EBI/JI Ferrer Correia decidiu abraçar um convite internacional que implicava a leitura de textos alusivos à temática, e uma parte musical a cargo dos alunos do pré escolar e 1.º ciclo.

Os alunos mais pequeninos (pré e 1º CEB) visitaram a biblioteca para ouvir a professora Cândida contar histórias que mostram a iniquidade da guerra e a essencial relevância da PAZ. Assim, a docente do 1º CEB começou por ler/contar "O princípio", com texto de Paula Carballeira Cabana e ilustração de Sonja Danowski, da editora Kalandraka, que nos transmite uma mensagem de esperança, pois, apesar da miríade de perdas que a guerra protagoniza, a vida continua!

Somente para os mais velhos, (3º e 4º anos), a professora Cândida continuou com a leitura d' "A história de Erika", obra de Ruth Vander Zee (texto) e Roberto Innocenti (ilustração), também com a chancela da kalandraka, que mostra os horrores do Holocausto, a partir de uma história verdadeira, mas também a bondade, a coragem e a esperança.

Estes dois textos, constituem, sem dúvida, uma homenagem ao livro como ferramenta construtora da paz, e, consequentemente, também às bibliotecas."