sexta, 18 Ago. 2017
 
 

COMEMORAÇÃO DO NASCIMENTO DE JOSÉ FALCÃO

Uma vez mais a Escola Básica e Secundária José Falcão relembrou o seu Patrono, nascido há 176 anos na aldeia de Pereira, o qual se viria a tornar um dos maiores percussores do republicanismo em Portugal.

Astrónomo, professor, político e republicano, lutou pela mudança do regime e defendeu alterações profundas no campo social. Publicou vários livros: uns sobre assuntos da sua especialidade, outros de propaganda republicana, como por exemplo, "A Cartilha do Povo", escrito em 1884 e que é a sua obra mais divulgada.
Para além de professores, alunos, assistentes técnicos e operacionais, na cerimónia estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Gouveia, a Presidente do Conselho Geral, Manuela do Bem, a Presidente da A. Pais do AEMC, Cristina Graça, o Presidente da Associação de Estudantes, André Pinto e o Diretor do Agrupamento, José Manuel Simões.
Os ideais republicanos, a importância da educação, o esforço abnegado e responsável, o compromisso com um futuro esperançoso, foram o mote das intervenções ancoradas na vida e obra de José Falcão.
A cerimónia foi encerrada com a entoação do Hino Nacional.