domingo, 22 Out. 2017
 
 

ROMAGEM AO CEMITÉRIO DOS OLIVIAIS

Um grupo de alunos, professores, representantes da Associação de Pais do AEMC, a Vice-Presidente da Câmara Municipal e o Diretor do Agrupamento foram ao cemitério dos Olivais em homenagem à memória do Patrono da Escola Básica e Secundária José Falcão de Miranda do Corvo.
 
Este ilustre mirandenses nasceu na aldeia de Pereira em 1 de junho de 1841, sendo justamente considerado um dos maiores percussores do republicanismo. Morreu em 14 de janeiro de 1893 sem ter visto a República. Porém, a sua mensagem, os escritos que deixou, a sua ação determinada haveria de dar frutos anos depois.
Estiveram também presentes o Diretor da Escola Secundária José Falcão de Coimbra, Paulo Ferreira e em representação da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, António Figueiredo.
Junto à Capela Jazigo de José Falcão os alunos lerem excertos da Cartilha do Povo, livro que José Falcão utilizou para de forma dissimulada difundir os ideais republicanos sem ser detetado pelo governo de então. Esta obra ainda hoje é uma referência fundamental, da qual só até 1891 foram editados 55 mil exemplares.