domingo, 30 Abr. 2017
 
 

AGRUPAMENTO DE MIRANDA DO CORVO APOSTA NA SUSTENTABILIDADE

O colorido de centenas de alunos, docentes e não docentes testemunhou a Ligação da Central de Produção de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos, bem como de um carregador de veículos elétricos, na Escola Ferrer Correia, Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

O ato contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Miguel Batista, o Diretor do Agrupamento, José Manuel Simões e o representante da empresa OrangeWays, Gustavo Weckler, para além de outras entidades.


Entrou assim em funcionamento a UPP – Unidade de Pequena Produção de energia a partir de Painéis Fotovoltaicos, cujo acordo de utilização de espaço foi celebrado com a Orangeways, Lda., empresa especializada na área das energias renováveis, a qual vai usar a cobertura da escola para efeitos de exploração da energia solar.
No âmbito do respetivo contrato a empresa produtora de energia instalou ainda uma tomada elétrica para o carregamento de veículos elétricos.
Este acordo não implica qualquer encargo para a Escola, garantindo ainda o pagamento ao Agrupamento de uma verba anual líquida pela utilização da cobertura da Escola Ferrer Correia. Este contrato insere-se numa política de educação para a utilização das energias renováveis e para a promoção de uma educação ambiental sustentável, ações estas que vêm sendo desenvolvidas em todo o território educativo concelhio com excelentes resultados. De 4 estabelecimentos escolares com bandeira verde no Agrupamento passou-se para a totalidade dos 13 estabelecimentos educativos, os quais se encontram ativamente envolvidos no Programa Eco-Escolas, onde Reduzir, Reciclar e Reutilizar é palavra chave da ação diária na vida dos estabelecimentos de ensino, conferindo a Miranda do Corvo o epíteto de “Concelho ainda mais verde!”
Este evento reveste-se de particular significado para o AEMC, considerando o reforço do pioneirismo na adesão e implementação da utilização das energias renováveis, para além de se constituir como uma dinâmica pedagógica de grande alcance, num território em que todos os estabelecimentos escolares ao ostentarem a Bandeira Verde se manifestam empenhados na promoção da sustentabilidade do planeta.
O rancho da Escola Ferrer Correia e o coro dos alunos do 1º ciclo, 5º e 6ºs anos conferiram maior brilhantismo ao evento, pois: “É preciso ir mais longe; que o futuro está à espera; é preciso fazer do Mundo; uma eterna Primavera.”
As Animadoras do ATL ofereceram às entidades presentes uma telha em miniatura com o respetivo painel voltaico.