domingo, 30 Abr. 2017
 
 

“A QUALIDADE DO SONO E A APRENDIZAGEM!” – Formação interpares

O Plano de Atividades do Grupo Disciplinar de Filosofia/Psicologia contempla as comemorações do Dia Mundial do Sono. Neste âmbito, a professora Elsa Rodrigues e os alunos do 12º ano de Psicologia B dinamizaram uma sessão de sensibilização sobre a qualidade do sono e a aprendizagem, no dia 3 de abril, para os alunos do 9º ano da EB 2.3 C/ Sec. José Falcão.

Os alunos do 12º ano, através de uma estratégia lúdica – pequenos sketches humorísticos realizados a partir do livro “Bom sono, boa vida”de Teresa Paiva -passaram uma mensagem rigorosa sobre a importância do sono, clarificando aspetos como as regras de higiene do sono, as fases do sono, os riscos dos maus hábitos que lhe estão associados, a desconstrução dos mitos …terminando com a ênfase na relação entre um sono de qualidade e uma aprendizagem mais eficaz.

No final, os alunos distribuíram aos colegas um folheto com conselhos úteis sobre as rotinas ao deitar que potenciam uma atitude adequada face ao sono. Para além de reforçar, junto dos alunos, a informação passada durante a sessão, o folheto tem a vantagem de poder ser lido pelos pais/EE reforçando ou veiculando a mensagem junto destes agentes educativos.

Prof. Elsa Rodrigues